Dia 28 desse mês eu completei 17 anos, nem dá pra acreditar. Se eu fechar os olhos ainda dá pra ver a menininha louca pra completar 12 anos para que finalmente a tratem como adolescente. É, menininha, você passou dessa época faz tempo.

No último ano eu me formei no ensino médio, arranjei um emprego, me diverti muito e tomei decisões que mudaram minha vida, isso parece muita coisa pra mim. Quero dizer, a cada dia que passa eu assumo mais responsabilidades e isso pesa, acreditem. Pesa ao ponto de me deixar doida. Se eu pudesse, eu jamais teria saído dos 14, e não, eu não precisei completar 15 anos pra querer isso. Eu nunca quis sair daquela idade por ela representar uma das fases mais importantes da minha vida, e eu sabia que dali pra frente a coisa ia desandar, eu tinha que tomar juízo e cuidar de mim mesma.
Cá estou, já passei dos 12, dos 14 e dos 16. E sinto como se ainda tivesse 10. Não é mentira, eu ainda tenho os mesmos gostos e medos de uma criança dessa idade, eu tenho preocupações sobre o que vai acontecer quando eu tiver que me virar sozinha lá fora. Esse "sozinha" que dá um frio na barriga, porque "lá fora" é enorme, cheio de perigo e de gente que não vai mais ter a paciência que os meus amigos e parentes tiveram comigo todos esses anos, mas lá fora é onde tudo que eu quero está. Onde eu quero estar. Só não sozinha. Se eu fosse otimista, diria que "sozinha" representa independência, pena que isso não cola com alguém que não sabe fazer nem arroz sem ajuda.

De qualquer jeito, tive um dia bem legal, meus amigos tentaram fazer uma surpresa pequena, mas eu acabei chegando antes da hora e descobrindo tudo. Eles jogaram glitter em mim, fofocamos, assistimos clipes toscos e comemos bolo.  Achei que nada teria mudado em dois meses sem vê-los, mas na verdade foi como se fosse mais tempo. Infelizmente não tiramos uma foto que prestasse, se eu achar alguma atualizo depois, mas o importante é que eu matei a saudade. Infelizmente agora é cada um por si, e não me venha dizer que não é isso. Não estou dizendo que a amizade acaba junto com a escola, mas a frequência que nos vemos vai diminuir, agora cada um vai estudar uma coisa diferente, trabalhar ou morar num lugar diferente e, claro, conhecer gente diferente. Nós vamos precisar de alguém pra contar aquele segredo ou servir de ombro para chorar, e nem sempre teremos o outro disponível, o que nos fará achar alguém que esteja. O importante é o que fizemos, isso tempo nenhum leva. Vou estar com 80 anos e lembrar das babaquices que só a gente foi capaz de cometer e das piadas que só a gente entendia. Virão outras babaquices, outras piadas, outras pessoas.

"A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro."
John Kennedy


9 Comentários

  1. Me identifiquei muito com o seu post Bia. Se eu não me engano, foi entre os meus 16 e 17 anos que criei o meu primeiro blog. E eu tinha exatamente os mesmos pensamentos que o seu. Tinha consciência de que estava crescendo e amadurecendo e que logo logo não poderia mais escapar de tomar certas responsabilidades e ter menos tempo para fazer as coisas que gosto. É duro e difícil, mas a gente a prende a "se virar sozinha". É aquela coisa, tudo tem o seu lado bo me o seu lado ruim. Mas a gente só "cresce" se quiser. Todos tornam-se adultos, mas é você que escolhe se irá manter uma alma de adulto ou de criança consigo. Eu acabei de fazer 22 e ainda não cresci. Tenho responsabilidades, claro. Trabalho o dia todo e estudo. Mas o meu modo de agir e pensar ninguém tira de mim, muito menos as coisas que me deixam feliz e me fazem escapar da realidade.
    Enfim, me empolguei no comentário! Haha. É que eu realmente me identifiquei com seu texto.
    Tenho saudade dos meus 17, estou curtindo meus 22 e tenho medo de ficar mais velha. Mas ainda sou uma criança-grande, e sempre serei! (:

    Ah, feliz aniversário e obrigada por ter visitado o meu blog. Blog é terapia pra gente! ^^

    Kissu

    http://www.priscilacardoso.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Prih!
      Eu tô encarando tudo pelo "lado ruim" por puro medo, sei lá. Medo de ter responsabilidade, acho que é isso. Isso passa, eu tenho certeza, a parte boa vai vir logo :}

      Excluir
  2. Feliz aniversário atrasado ~
    E eu sei muito bem o que você está sentindo, eu faço vinte esse ano e ainda não caiu a ficha. Ainda me sinto com quinze em certos momentos da minha vida >_<
    Mas isso é normal, afinal a idade é só um numero e o que importa mesmo é quem somos por dentro ^^~
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. você está se sentindo assim completando 17,imagina como vai ser quando você completar 18?
    eu não liguei muito para os meus 17, mas o 18 foi uma mudança muito grande. na época eu não percebi, mas agora olhando para trás, eu mudei muito nos meus 18 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tô assim porque me formei com 16 e tudo mais, eu era a mais nova da sala, então convivi com a galera que tava pra fazer 18 e passei pelas mesmas experiências que eles, então sou meio precoce nesse sentido. Talvez quando eu fizer 18 a sensação não seja mais a mesma.

      Excluir
  4. Eu geralmente digo que não queria sair dos 15, que gostava de ser criança, mas acho que no fundo e mentira, eu gosto de mudar, e a faculdade está sendo a melhor época da minha vida! Eu fui morar longe, ganhei 20 vezes mais responsabilidade de uma só vez e vou te contar, eu gostei! Claro que a mudança choca, mas é bom!

    ResponderExcluir
  5. Parabééééns Bia! Fiz aniversário dia 31 e fico chocada por já ter 19 anos. O tempo está passando muito rápido. Também me sinto como se fosse mais nova do que minha idade. Agora, daqui em diante, você vai ter mais responsabilidades, mas também vai ser a época mais legal da sua vida :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia, feliz aniversário atrasado! :)
    Gostei muito do seu post, concordo com algumas coisas, mas achei umas partes muito pessimistas! Acredite, passei e pensei tudo isso até chegar onde estou, com 23 anos... E não é tão ruim quanto parece, quanto a gente FAZ parecer.

    Relaxa, aproveite, e o que tiver que ser será.
    As amizades continuarão, se forem verdadeiras, mesmo com o tempo e a distância.
    A maturidade e a segurança vêm com o tempo. Demoram, mas chegam. Relaxa e curta muito os 17! :)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir